ONDE FICAR

ONDE COMER

COMPRAS

AGÊNCIA DE VIAGENS

GUIAS
   
IRAQUARA-BAHIA


Iraquara também é conhecida como “Cidade das Grutas”, Iraquara se destaca por sua grande quantidade de grutas, cachoeiras e cavernas, sendo grande parte delas aberta ao público, 
História de Iraquara começa a mais de 12 mil anos quando, por este sitio passaram muitos povos pré-históricos.

Gruta da Lapa Doce – Essa caverna onde vivem espécimes raros, como o bagre cego e albino, faz parte do complexo denominado Lapa I. II e III.

Considerada a terceira maior gruta do país, Lapa Doce possui 17 quilômetros mapeados, sendo que 850 metros estão abertos para visita. Nesse espaço, repleto de salões amplos, avista-se uma infinidade de estalactites, estalagmites, cortinas e outras belíssimas formações.



Gruta da Pratinha – O acesso é feito através de um rio com equipamento de mergulho e acompanhamento de um guia. Dentro da gruta há grande diversidade de espeleotemas (formações minerais), como agulhas de gipsita e flores de aragonita.

Algumas das mais interessantes podem ser vistas no Salão do Sino e no Salão dos Vulcões. Depois do passeio, pode-se nadar nas águas cristalinas do rio Santo Antonio, divertir-se na tirolesa ou comer peixe nos restaurantes próximos.




Gruta Azul – Lago de águas transparentes e azuladas formadas pelo subterrâneo da Gruta da Pratinha. O cenário toma-se ainda mais belo 10h e 15h, quando os raios de sol batem no interior da gruta. O mergulho deve ser feito com cuidado para não desgastar o calcário das pedras.



Gruta da Torrinha – Contém um verdadeiro tesouro em cristais, como agulhas de gipsita – consideradas as mais perfeitas do mundo – e flores de aragonita de beleza ímpar. Parte dela é reservada a pesquisas, mas a área aberta ao público é deslumbrante.

A Gruta da Torrinha é mais interessante gruta da Chapada Diamantina é tomada por ornamentações, como as agulhas de gipsita, com 60 centímetros de comprimento, são consideradas as mais perfeitas do mundo; e as raras flores de aragonita, que parecem de vidro. Parte dela é reservada a pesquisas, mas a área aberta ao público é deslumbrante. Acesso pela BR-122, Km 18, à direita, mais 1 km até a gruta.


 

 
Usamos Fontes e Referências de Pesquisas Para Nosso Site Clique Aqui.
Maranhão Turismo
 Piaui Turismo
 Ceará Turismo
 Rio Grande do  Norte Turismo
 Paraiba Turismo
 Pernambuco Turismo
 Alagoas Turismo
 Sergipe Turismo
 Bahia Turismo
Lençois
Mucugê
Palmeiras
Iraquara
Igatu
Vale do Capão
Piatã
Catolés