ONDE FICAR
|
ONDE COMER
|
COMPRAS
|
AGÊNCIA DE VIAGENS
|
GUIAS |
Iraquara também é conhecida como “Cidade das Grutas”, Iraquara se destaca por sua grande quantidade de grutas, cachoeiras e cavernas, sendo grande parte delas aberta ao público, História de Iraquara começa a mais de 12 mil anos quando, por este sitio passaram muitos povos pré-históricos.
Gruta da Lapa Doce – Essa caverna onde vivem espécimes raros, como o bagre cego e albino, faz parte do complexo denominado Lapa I. II e III.
Considerada a terceira maior gruta do país, Lapa Doce possui 17 quilômetros mapeados, sendo que 850 metros estão abertos para visita. Nesse espaço, repleto de salões amplos, avista-se uma infinidade de estalactites, estalagmites, cortinas e outras belíssimas formações.
Gruta da Pratinha – O acesso é feito através de um rio com equipamento de mergulho e acompanhamento de um guia. Dentro da gruta há grande diversidade de espeleotemas (formações minerais), como agulhas de gipsita e flores de aragonita.
Algumas das mais interessantes podem ser vistas no Salão do Sino e no Salão dos Vulcões. Depois do passeio, pode-se nadar nas águas cristalinas do rio Santo Antonio, divertir-se na tirolesa ou comer peixe nos restaurantes próximos.
Gruta Azul – Lago de águas transparentes e azuladas formadas pelo subterrâneo da Gruta da Pratinha. O cenário toma-se ainda mais belo 10h e 15h, quando os raios de sol batem no interior da gruta. O mergulho deve ser feito com cuidado para não desgastar o calcário das pedras.
Gruta da Torrinha – Contém um verdadeiro tesouro em cristais, como agulhas de gipsita – consideradas as mais perfeitas do mundo – e flores de aragonita de beleza ímpar. Parte dela é reservada a pesquisas, mas a área aberta ao público é deslumbrante.
A Gruta da Torrinha é mais interessante gruta da Chapada Diamantina é tomada por ornamentações, como as agulhas de gipsita, com 60 centímetros de comprimento, são consideradas as mais perfeitas do mundo; e as raras flores de aragonita, que parecem de vidro. Parte dela é reservada a pesquisas, mas a área aberta ao público é deslumbrante. Acesso pela BR-122, Km 18, à direita, mais 1 km até a gruta.