ONDE FICAR

ONDE COMER

COMPRAS
MAPA

GUIAS

ILHA DE ITAPARICA-BA


A Ilha de Itaparica é a maior ilha marítima do Brasil. Está localizada na Baía de Todos os Santos, no estado da Bahia, e seus 239 quilômetros quadrados de superfície são divididos entre os municípios de Itaparica e de Vera Cruz. Tem mais de 36 quilômetros de comprimento.

A ilha foi descoberta pelos europeus em 1º de novembro de 1501 por Américo Vespúcio, juntamente com a Baía de Todos os Santos. Porém a ilha já era ocupada por populações tupinambás.

Em 1552, o primeiro governador-geral do Brasil Tomé de Souza doou a Ilha de Itaparica juntamente com Matarandiba como sesmaria a António de Ataíde, 1.º Conde da Castanheira. Mais tarde, em 1556, foi convertida pelo Rei João III de Portugal em capitania hereditária, passando a ser inclusa ao morgado instituído em Portugal pela mãe do Conde da Castanheira, Dona Violante de Távora em 1526.



A ocupação europeia deu-se a partir de um pequeno núcleo de povoamento fundado por jesuítas na contra-costa em 1560, onde hoje se localiza a vila de Baiacu – então denominada Vila do Senhor da Vera Cruz. Nesse período, foi nela iniciada a plantação de cana-de-açúcar, assim como a cultura do trigo, tendo recebido os primeiros exemplares de gado bovino da região. Foi ainda em Baiacu que aqueles religiosos fizeram erguer a primeira obra de engenharia hidráulica da colônia: uma barragem para o suprimento de água potável e para os serviços da povoação.

A riqueza gerada nesse curto espaço de tempo levou a que corsários ingleses atacassem a ilha já em 1597. Entre os anos de 1600 e 1647, foi invadida pelos holandeses. Durante a última destas invasões, os holandeses chegaram a construir um forte na cidade de Itaparica denominado Forte de São Lourenço.

Itaparica foi palco de batalha durante as lutas de Independência da Bahia, entre 1821 e 1823, com ênfase na Batalha de Itaparica que aconteceu em mar e terra durante os dias 7, 8 e 9 de janeiro de 1823. A vitória dos itaparicanos concedeu à ilha o título de "Denodada Vila de Itaparica".

Foi em Itaparica que se assentou a primeira máquina a vapor em terras brasileiras, no ano de 1815 no engenho de Ingá-Açu.




A cidade de Itaparica teve sua fama inicial como balneário de repouso e de saúde devido às suas bonitas praias e à sua água mineral que jorra da Fonte da Bica, localizada dentro da cidade, na costa oeste. Mas além dessa atração, outro ponto bastante visitado é a Praia do Forte, com águas calmas e quentes cuja faixa de areia possui pouco mais de 200 metros de extensão. Ela se rivaliza com a Ponta do Mocambo, praia localizada na parte oriental da ilha, de propriedade do governo da Bahia. Em Itaparica as principais vilas são: Itaparica (sede do município), Ponta de Areia, Amoreiras, Manguinhos, Porto Santo, Bom Despacho e Gameleira.




Conjunto Histórico – O Conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico de Itaparica é reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e é formado pelas Igrejas de São Lourenço(1610), Matriz do Santíssimo Sacramento(1794), e Capela Nossa Senhora de Bom Despacho (1580); a Fortaleza de São Lourenço(1631), e os Solares Dey Rey (Monsenhor Flaviano 10) e Tenente João das Bottas, casas na ruas Luís da Grâ e no Campo Formoso além da Fonte da Bica.




 

 
Usamos Fontes e Referências de Pesquisas Para Nosso Site Clique Aqui.
Maranhão Turismo
 Piaui Turismo
 Ceará Turismo
 Rio Grande do  Norte Turismo
 Paraiba Turismo
 Pernambuco Turismo
 Alagoas Turismo
 Sergipe Turismo
 Bahia Turismo


Travessia de Salvador X Ilha de Itaparica

www.internacionaltravessias.com.br